"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14:6)

domingo, 30 de abril de 2017

As três parábolas (1) Lc 15.4-6

Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre? E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo; e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido
Jesus está em uma festa, junto com um grupinho de pessoas e alguém faz uma crítica, um comentário dizendo: Ele recebe pecadores e come com eles, Jesus não retruca e conta 3 parábolas.

Vou falar aqui dessas 3 parábolas que Jesus conta com o mesmo tema, porque o que foi perdido foi achado.

Para que não fique muito longa para o momento vou passar em 4 partes (4 dias), amados vale apena lê-las até ao fim!
  • 1°) Parábola das 100 ovelhas
    • Perdeu-se 1 - são 1%.
  • 2°) Parábola das 10 moedas
    • Perdeu-se 1 - são 10%.
  • 3°) Parábola do filho paródico
    • Eram 2 perdeu - 1 - são 50%.
Na primeira perdeu-se um animal irracional.

Na segunda perdeu-se um objeto inanimado.

Na terceira perdeu-se um ser humano.

O animal perdido na 1° era irracional se perde sem saber que está perdido.

A moeda perdida na 2° era um objeto inanimado, não anda sozinho, não têm vida própria, perdeu-se por um descuido qualquer da mulher.

Na terceira o filho saiu da casa do pai voluntariamente, consciente do que estava fazendo.

Nos três casos houve "grande alegria" quando foram encontrados o que haviam perdidos.

Na primeira parábola, por que o homem chamava a ovelha de minha ovelha? Ele olhava para as ovelhas no curral e todas eram ovelhas indistintamente, mas ele tinha aquela ovelha como a minha ovelha, algo mais especial. Ela é a minha ovelha e se ela se perder eu vou procura-la, e fazer de tudo para encontra-la, porque é a minha ovelha.

(das)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sétimo degrau - Valorização. - Ec 5.18-19

VALORIZAÇAO - O ÚLTIMO PATAMAR Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: alguém comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trab...