"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14:6)

domingo, 23 de julho de 2017

As parábolas de Jesus (1) - Mt 13:3-9,24-30


fonte da imagem: www.paulinos.org.br

E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram. E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se. E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um. Quem tem ouvidos, ouça.

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro
Mt 13.3-9,24-30

Na época dos apóstolo, Jesus gostava de pregar por parábolas. Isso em certas ocasiões se fazia necessário para despistar os curiosos, que estavam ali apenas para depois sair criticando, assim eles ouviam e não entendiam quase nada e não podiam falar muita coisa a respeito. Somente neste capítulo (Mt 13) Jesus apresenta sete das suas mais lindas parábolas, no ensejo vou falar apenas sobre duas delas: A do Semeador e a do Joio e o Trigo.

A do Semeador diz que a semente (palavra) cai em quatro tipos de terreno (coração).
  1. As que caem à beira do caminho, vieram as aves e comeram. São os corações duros que não querem nada com Deus. As aves representam os demônios que não permitem que a palavra fixe nesses corações.
  2. As que caíram em terreno pedregoso, são os corações que receberam a palavra e no momento ficaram felizes, mas com o tempo as coisas do mundo falam mais alto e elas esquecem, porque não têm raiz em si mesmas.
  3. As que caíram sobre os espinhos, são os que não têm segurança no que ouvem e em pouco tempo a palavra é sufocada e desaparece desses corações, porque as realizações do mundo acabam asfixiando a palavra de Deus.
  4. As que caíram em terra fértil, são os corações que estavam preparados e a palavra é guardada e passada com amor a outros corações, e produzem frutos a 100, 60 e 30%

A do Joio e o Trigo fala dos que recebem a palavra como verdadeiros cidadãos cristãos, mas não são! Eles são parecidissimos um com o outro, tornando difícil a sua separação, mas um é verdadeiro e o outro é falso.

Temos que tomar muito cuidado e ter discernimento, são verdadeiros lobos com pele de ovelhas. Não dá para tira-los do meio da igreja pois podem prejudicar ou até arrancar junto o trigo. Eles podem ter grandes amigos, ou até mesmo parentes e se saírem podem também leva-los juntos.

Então a melhor coisa a fazer é deixar a colheita por conta de Jesus, que saberá separar o Trigo e coloca-lo no celeiro e o Joio com certeza será lançado ao fogo.

Amados, Deus não nos escolheu para sermos bijouterias, mas sim, pedras preciosas lapidadas por Jesus para brilharmos como Ele tanto aqui na terra como na eternidade.

Pensem nisso.

Grande abraço a todos.

(das)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sétimo degrau - Valorização. - Ec 5.18-19

VALORIZAÇAO - O ÚLTIMO PATAMAR Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: alguém comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trab...